Reunindo mais de 120 produtores e profissionais envolvidos com a pulverização agrícola, a Rovensa Next realizou, no dia 22 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães (BA), o 2º Workshop de Tecnologia de Aplicação. Com o tema “Aplicação em tempos de Inteligência Artificial”, o encontro apresentou tendências que unem inovação, sustentabilidade e eficiência nas operações de campo, reforçando o papel da IA na agricultura moderna.
O evento se diferenciou de um dia de campo tradicional por reunir empresas, instituições e especialistas que atuam em diversas frentes da tecnologia de aplicação. Participaram empresas e associações como a ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).
“Estamos em um dos maiores polos do agronegócio brasileiro e, como a Rovensa Next é pioneira em biossoluções para a agricultura, percebemos a necessidade de trazer ao produtor e aos profissionais de campo as novidades em equipamentos e softwares de aplicação. Mais do que máquinas inteligentes, é essencial pensar também na qualidade e na tecnologia embarcada nos produtos utilizados nas caldas”, destaca Bruna Ximenes, RTV da Rovensa Next no oeste da Bahia e anfitriã do evento.
Durante a segunda edição do workshop, os participantes puderam conhecer equipamentos de ponta e aeronaves não tripuladas desenvolvidas para otimizar a pulverização e o manejo de defensivos e biossoluções. Um dos destaques foi o Moya eVTOL, apresentado por Guilherme Brechbuhler, da Moya Aero.
“Projetamos o Moya eVTOL para diferentes missões. Podemos adaptar o veículo para atender diversos segmentos. É um produto projetado para otimizar a logística aérea e oferecer uma solução sustentável para diversos mercados, especialmente o agrícola”, explica Brechbuhler.
A Sinerjet Agro apresentou o Paica Pelycan 2, aeronave não tripulada com capacidade de carga útil de 300 litros e faixa de aplicação de 18 metros, que pode ser operada por uma única pessoa e oferece funcionamento contínuo com baterias de troca rápida. Já a Drone LEM demonstrou o T100, considerado o maior drone agrícola do oeste baiano.
Destaque também a Embraer, que apresentou um ecossistema inteligente capaz de otimizar o uso de insumos via satélite e drone; a Travicar e seu DGPS para conectividade à estação meteorológica móvel, e a solução da Mepel para automatizar a mistura no próprio tanque, além da Aeroterra, hoje dona de uma frota de aeronaves modernas para pulverização, semeadura e adubação. Por fim, a Solinftec mostrou o Solix, o primeiro Robô autônomo para produção de alimentos em larga escala; e a Synerjet Agro tratou da aviação agrícola autônoma.
O consultor Henrique Campos, da Sabri, parceiro técnico da Rovensa Next em difusão de inovações, ficou encarregado de coordenar as estações de tecnologia. “O Dr. Henrique nos ajuda a trazer novidades de outros países e disseminar essas informações junto aos nossos clientes. Essa troca é fundamental para que a agricultura brasileira continue evoluindo de forma sustentável e tecnicamente embasada”, avalia.
Segundo Bruna Ximenes, ao falar em inteligência artificial, também é preciso olhar para toda a cadeia: equipamentos, software e produto, o tripé da tecnologia de aplicação. “Não adianta termos equipamentos e softwares modernos se o produto que vai ao tanque não tem uma formulação estável e tecnologicamente avançada. Nossas biossoluções são desenvolvidas com tecnologia de ponta, a partir de formulações naturais que garantem mistura homogênea, aplicação segura e sem deriva. Assim, o resultado no campo é mais eficiente e sustentável”, explicou.

O evento reforçou o compromisso da Rovensa Next com a inovação aplicada ao agronegócio, conectando o uso de biossoluções com as inovações de inteligência artificial e automação. A proposta é mostrar que a agricultura do futuro depende da integração entre equipamentos inteligentes, dados de campo e produtos de alta performance.
Encerrando o encontro, Bruna ressaltou a importância de ampliar o debate nos próximos encontros. “Queremos que o Workshop de Tecnologia de Aplicação cresça a cada ano, com mais parceiros e novidades. Nosso objetivo é continuar contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável e digital no oeste da Bahia e em todo o país”, conclui.
O 2º Workshop de Tecnologia de Aplicação é uma iniciativa da Rovensa Next Brasil, com apoio de parceiros do setor, e integra as ações da empresa para promover o uso consciente e eficiente de biossoluções no campo. O evento também foi palco para gravação de mais um episódio do podcast Campo & Prosa. Bruna conversou com Vicente Cornago, técnico comercial da Synerjet Agro, e Henrique Campo, da Sabri.
=> Veja neste link como melhorar os resultados na tecnologia de aplicação.



