O Manejo Integrado de Pragas (MIP) permite o combate simultâneo de pragas e doenças na agricultura e os produtores de frutas e hortaliças ganharam um precioso aliado. Sucesso em mais de uma centena de países ao redor do globo, chegou ao Brasil o PREV-AM™, produto fitossanitário de origem natural com amplo espectro de ação.
Lançado no País pela unidade brasileira da Rovensa Next, empresa especializada no fornecimento de biossoluções para agricultura, com unidade em Arapongas (PR), o produto permite o manejo integrado de pragas e doenças na agricultura.
E como sabido, o uso prolongado de fungicidas, inseticidas, acaricidas e suas variações provoca resistência dos agentes de dano, além de aumentar os gastos com pulverizações e os casos de intoxicações pelos aplicadores.
Isso não acontece com PREV-AM em virtude da complexidade de sua fórmula que, entre outras propriedades, possui uma tecnologia patenteada pela Rovensa Next Brasil em todo mundo à base do óleo essencial da casca de laranja.
“Com o PREV-AM, milhões de produtores no Brasil terão uma solução única e exclusiva para proteger suas hortaliças e frutíferas”, observa Marlon Assunção, gerente de Pesquisa Agronômica da Rovensa Next Brasil.
Assista ao vídeo de apresentação do PREV-AM clicando no link abaixo:
Impiedoso com pragas e fungos
PREV-AM provoca um combo de reações letais nas pragas para o qual está registrado. O produto causa o rompimento do exoesqueleto, estrutura fundamental que fornece proteção e sustentação aos insetos.
Mesmo se sobreviver ao contato inicial, em poucos minutos o inseto morrerá por asfixia, pois não conseguirá fazer as trocas gasosas necessárias para sua sobrevivência, devido à penetração do produto pelos espiráculos.
Mosca-branca, pulgão e ácaro são alguns dos insetos controlados pelo produto de forma direta, no entanto, PREV-AM também pode atuar como um potencializador de resultados, quando em associação a inseticidas com outros modos de ação.
Com os fungos não é diferente. O PREV-AM é capaz de quebrar o ciclo da doença, agindo diretamente nos micélios e esporos. Ou seja, causará a ruptura da parede celular que compõe as hifas, provocando a morte do fungo para o qual é registrado.
Ideal para Manejo Integrado de Pragas na agricultura
Diferentemente da maior parte dos fitossanitários em uso na agricultura, PREV-AM tem baixo impacto sobre polinizadores, principalmente abelhas – hoje uma preocupação mundial – tampouco para os inimigos naturais, permitindo a perpetuação de todos os insetos benéficos.
As vantagens ainda extrapolam o modo de ação e potenciais alvos, pois não causa fitotoxidez às culturas, fator importante à conservação de aspectos visuais dos vegetais consumidos in natura.
“PREV-AM pode ser utilizado como uma ferramenta múltipla no controle de doenças e pragas em hortaliças e frutíferas”, afirma o gerente de Pesquisa da Rovensa Next Brasil, ressaltando que o produto não deixa resíduos nos alimentos, que podem ser consumidos mesmo 24h após a aplicação.